Divisão de Operações (DIVOP).
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/ADN/EMGFA/DOP
Tipo de título
Formal
Título
Divisão de Operações (DIVOP).
Título paralelo
Antiga 1ª Repartição e 3ª Divisão - Operações Militares.
Datas de produção
1955
a
1986
Dimensão e suporte
Secção composta por 20 séries, 68 unidades de instalação e 250 processos.
História administrativa/biográfica/familiar
A Divisão de Operações do EMGFA continuou as funções da 1ª Repartição do Secretariado Geral de Defesa Nacional (SGDN), extinto no 25 de Abril de 1974, tendo herdado e continuado alguns dos seus processos relativos às operações militares.
Estatuto legal
Administração Central do Estado. Defesa Nacional.
Estrutura interna/genealogia
A Divisão de Operações era composta por um chefe e 3 secções, a 1ª secção dedicada aos assuntos gerais e aos Estados Maiores Peninsulares, a 2ª Secção dedicada à NATO e a 3ª Secção para a NALLA Portuguesa (Agência NATO de Linhas a Grande Distância) e por fim a Secretaria com a receção e expediente.
Contexto geral
Pós-25 de abril.
História custodial e arquivística
A documentação da Divisão de Operações do EMGFA encontrava-se depositada em São Julião da Barra no arquivo EMGFA, junto com outras repartições e divisões.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferido para o ADN, em Paço de Arcos, em junho de 2008.
Âmbito e conteúdo
Secção composta por processos relativos ao ultramar, planeamento de Defesa NATO para a meteorologia, armamento e forças NATO no longo e curto prazo, reuniões da Comissão dos Planos de Defesa (DPC), da Comissão Militar NATO e de grupos de trabalho com destaque para o Grupo de Trabalho para o Equilíbrio e Redução das Forças (MBFR), Comissão de Coordenação do Espaço Aéreo e Estação NATO de Aviso Longínquo e o sistema AEW de defesa aérea, operações e exercícios militares, reuniões, visitas e outros eventos e segurança e controlo.
Sistema de organização
Secção composta por 20 séries ordenadas de acordo com a ordem original. Os processos foram ordenados por ordem cronológica:SR. 1 - UltramarSR. 2 - Planeamento de Defesa NATO para a MeteorologiaSR. 3 - Planeamento de Defesa NATO para o ArmamentoSR. 4 - Planeamento de Defesa NATO para as ForçasSR. 5 - Planeamento de Defesa NATO de Longo e Curto PrazoSR. 6 - Planeamento de Defesa NATO para as Forças NavaisSR. 7 - Comissão dos Planos de Defesa NATO (DPC)SR. 8 - Revisão dos Planos de Defesa NATOSR. 9 - Bloco SoviéticoSR. 10 - Comissão Militar NATOSR. 11 - Grupo de Trabalho para o Equilíbrio e Redução das Forças (MBFR)SR. 12 - Comissão de Coordenação do Espaço Aéreo Europeu (CEAC)SR. 13 - Estação NATO de Aviso Longínquo e o Sistema AEW de Defesa AéreaSR. 14 - Sistema AEW de Defesa AéreaSR. 15 - Operações e Exercícios MilitaresSR. 16 - Operações e Exercícios Militares do ACLANT (Comando Aliado do Atlântico)SR. 17 - Operações e Exercícios Militares do SACLANT (Comando Supremo Aliado do Atlântico)SR. 18 - Operações e Exercícios Militares do STANAVFORLANT (Força Naval Permanente do Atlântico)SR. 19 - Reuniões, visitas e eventosSR. 20 - Segurança e Controlo
Condições de acesso
O acesso à documentação faz-se de acordo com a lei geral aplicável e com o despacho MDN de 14/12/2010 que desclassificou os fundos históricos do ADN.
Idioma e escrita
Contém documentos em português, francês e inglês.
Características físicas e requisitos técnicos
Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação, por vezes afetando a leitura.
Instrumentos de pesquisa
Base de dados e inventário.