Plano de classificação

Divisão de Informação e Relações Públicas (DIRP).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Divisão de Informação e Relações Públicas (DIRP).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/ADN/EMGFA/DIRP

Tipo de título

Formal

Título

Divisão de Informação e Relações Públicas (DIRP).

Título paralelo

5ª Divisão do EMGFA e Divisão de Informação, Relações Públicas e Assuntos Civis (DIRPAC).

Datas de produção

1945  a  1999 

Dimensão e suporte

Secção composta por 19 séries, 46 unidades de instalação e 496 processos.

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeEstado Maior General das Forças Armadas EMGFA Produtor

História administrativa/biográfica/familiar

Em reunião do Conselho de Chefes de Estado Maior (CCEM), de 19 de julho de 1977, foi aprovado temporariamente o quadro orgânico e as atribuições da Divisão: elaborar os estudos de situação psicológica com interesse para as Forças Armadas; estudar e, de acordo com as decisões superiores, acionar as atividades de carácter informativo dirigidos às Forças Armadas e à população; estudar e, de acordo com as decisões superiores, acionar as atividades de assuntos civis das Forças Armadas, incluindo a colaboração nas tarefas de desenvolvimento nacional e de apoio humanitário às populações; assegurar as atividades de relações públicas e de protocolo do EMGFA (Estado Maior General das Forças Armadas)e coordenar o protocolo no âmbito das Forças Armadas.

Estatuto legal

Administração Central do Estado. Defesa Nacional.

Funções, ocupações e atividades

Divisão dedicada à informação pública, relações públicas e protocolo.

Estrutura interna/genealogia

Esta Divisão ficou constituída inicialmente por 1 chefe, pela Repartição de Estudos e Planeamento com 3 oficiais, a Repartição de Pesquisa e Análise com os órgãos de comunicação social com 5 oficiais, 4 subalternos, 2 sargentos e 2 praças, a Repartição de Informação com a produção e contacto externo e protocolo e com as secções de rádio e TV e relações públicas com 7 oficiais, 1 subalterno, 5 sargentos e 6 civis e onde se incluíam técnicos de televisão e rádio, técnicos de relações públicas, desenhadores gráficos e operadores de televisão e a Secção de Expediente e Arquivo com 1 oficial, 2 sargentos, 2 praças e 13 civis.

Contexto geral

Pós-25 de abril.

História custodial e arquivística

A documentação da DIRP/DIRPAC do EMGFA encontrava-se depositada em São Julião da Barra junto com o arquivo EMGFA.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferido para o ADN, em Paço de Arcos, em junho de 2008.

Âmbito e conteúdo

O arquivo da DIRP é composto por processos relativos a relações públicas e protocolo da Secção de Contactos Externos e Protocolo (SCEP), ação cívica e social, comemorações e cerimónias, visitas de entidades nacionais e estrangeiras. conferências e reuniões de grupos de trabalho, informação pública com difusão de notícias com destaque para os exercícios militares e serviço militar e as relações com os órgãos de comunicação social (imprensa, rádio e TV). Contém ainda uma coleção de recortes de imprensa nacional e estrangeira onde se incluem as notícias sobre baixas no ultramar e os resumos diários de imprensa elaborados pela DIRP e os relatórios de imprensa estrangeira do SEIT - Secretaria de Estado de Informação e Turismo. Inclui uma coleção de discursos desde 1945 com destaque para os discursos de Oliveira Salazar, Marcelo Caetano, Adriano Moreira, António de Spínola, Silva Cunha, Ramalho Eanes, Amaro da Costa e Mota Pinto.

Sistema de organização

Secção organizada em 19 séries ordenadas por ordem original com processos ordenados por ordem cronológica. O plano de classificação da DIRP/DIRPAC ficou constituído da seguinte forma:SR. 1 - Relações Públicas e ProtocoloSR. 2 - Ação Cívica e SocialSR. 3 - Comemorações e CerimoniasSR. 4 - VisitasSR. 5 - Conferências, Reuniões e Grupos de TrabalhoSR. 6 - Eventos Culturais e DesportivosSR. 7 - Informação PúblicaSR. 8 - Informação Pública: Exercícios MilitaresSR. 9 - Informação Pública: Imprensa, Rádio e TVSR. 10 - Agendas das reuniões do Conselho de Chefes de Estado Maior (CCEM)SR. 11 - Gestão Interna da DIRPSR. 12 - Correspondência, Mensagens e InformaçõesSR. 13 - Livros de Registo de CorrespondênciaSR. 14 - Recortes de Imprensa NacionalSR. 15 - Recortes sobre Baixas no UltramarSR. 16 - Resumos Diários de ImprensaSR. 17 - Recortes de Imprensa EstrangeiraSR. 18 - Relatórios de Imprensa Estrangeira do SEITSR. 19 - Discursos.

Condições de acesso

O acesso à documentação faz-se de acordo com a lei geral aplicável e com o despacho MDN de 14-12-2010 que desclassificou os fundos históricos do ADN.

Idioma e escrita

Contém documentos em português, inglês e francês.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação afetando a sua leitura.

Instrumentos de pesquisa

Base de dados e inventário.

Unidades de descrição relacionadas

Ver o SIPFA - Serviço de Informação Pública das Forças Armadas [ADN/SIPFA] até 1974 e a a 5ª Divisão do EMGFA ADN/EMGFA/5DIV