Defesa da Índia.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Defesa da Índia.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/ADN/GABMIN/051

Tipo de título

Atribuído

Título

Defesa da Índia.

Datas de produção

1954  a  1963 

Dimensão e suporte

30 cxs. (nº. 238 – 269) contendo um total de 194 processos, incluindo 110 fotografias em papel (1 p/b e 1 cor), 20 mapas, 4 desenhos cor, 13 documentos cartográficos, 7 croquis, 6 transparentes, 13 gráficos e 1 livro impresso.

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeMinistro da Defesa Nacional. Gabinete Ministro da Defesa Nacional MDN Produtor

Âmbito e conteúdo

Série composta por processos relativos à defesa do Estado da Índia e sua situação política e militar, nomeadamente segurança das minas em Goa, situação económica dos militares regressados e parecer dos Conselhos Superiores do Exército e Armada, em sessão conjunta, sobre a invasão dos territórios do Estado português da Índia. Inclui ainda cartas e requerimentos com oferecimentos de voluntários militares e civis para servirem na Índia, processos do Comando-Chefe com ordens e diretivas, relatórios de operações, informações, rendição de efetivos, Polícia e Guarda Fiscal, saúde, justiça, incidentes em zonas fronteiriças, ordens de serviço, pessoal e condecorações, desertores, planos de instrução, missões navais, organização de operações, dos comandos e de unidades especiais, comunicações e transmissões, segredo das operações e dispositivos anti-terrorismo, processos relativos à aeronáutica com a aquisição de aviões para a Índia e da Marinha com a fiscalização das águas territoriais e ação dos submarinos, processo relativo às inspeções de tropas e serviços militares, informações e relatórios sobre a situação da Índia incluindo boletins de informação do Estado-Maior do Exército sobre a ação da União Indiana contra o Estado Português da Índia e boletins de informação do Comando-Chefe de 1955 e 1958. Contém também processos sobre comunicados e relações com a imprensa nacional e estrangeira e correspondência incluindo telegramas e ofícios expedidos e recebidos entre o Ministério da Defesa e o Comando-Chefe do Estado da Índia.

Sistema de organização

Série ordenada por ordem cronológica e dentro desta pelo nº original de processo e constituída por sete sub-séries: SSR. 1 – Oferecimentos; SSR. 2 – Comando-Chefe; SSR. 3 – Organização e operações; SSR. 4 – Inspeções às unidades; SSR. 5 – Informações e Relatórios; SSR. 6 – Boletins de informação do Comando-Chefe; SSR. 7 - Imprensa; SSR. 8 – Correspondência. Nº original de processo: 920.

Condições de acesso

Livre

Cota descritiva

ADN/F1/051

Idioma e escrita

Contém documentos em português e inglês.

Existência e localização de cópias

Processos digitalizados.