Homenagem aos que morreram voando num FIAT G-91.
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/ADN/AV-VIDEO/BTC/0283
Título
Homenagem aos que morreram voando num FIAT G-91.
Datas de produção
1994
a
1994
Dimensão e suporte
1 ficheiro digital, formato mp4, som, P/B e cor, 32m49.
Âmbito e conteúdo
Partes deste filme foram baseadas em documentos cinematográficos relacionados a eventos históricos que ocorreram naquela época. A maior parte das imagens apresentadas foram filmadas em condições adversas nos campos de ação, outras vieram de coleções privadas. Uma retrospetiva dos 28 anos em que esta aeronave serviu a Força Aérea Portuguesa, desde os anos 60 na Guerra Colonial até meados dos anos 90, missões da FAP executadas por estes aviões, atuação da Força Aérea em África em ação com os seus meios, imagens de combates em terreno, chegada dos primeiros exemplares Fiat G-91 à Guiné, a Moçambique e Angola substituindo os F-84, auxílio numa ponte aérea civil, transporte de equipamento e pessoal militar, regresso das aeronaves e concentração das mesmas na Base Aérea do Montijo, organização em moldes NATO formada em agosto de 1974, reequipamento das aeronaves, participação da esquadra 301 em exercícios de âmbito nacional e NATO.Vários aviões no solo: General Dynamics F-16, Lockeed C-130 Hercules, Vought A-7P Corsair II, Dassault-Dornier Alpha Jet, Lockeed P-3 Orion, Sud-Aviation SE-3160 Alouette III, CASA C -212 Aviocar. Referência aos anos 60, de guerra em África em três frentes, Angola, Guiné e Moçambique; dificuldades em material, devidos ao embargo da ONU. (Nota: As imagens seguintes são reproduzidas de outros filmes). Imagens da BA 9, Luanda, com Douglas DC-3 Dakota e Nord 2052 Noratlas ; chegada de um Noratlas; chegada de um Douglas C-54 Skymaster; descem militares de um Noratlas. Referência às dificuldades nas três frentes, para o apoio às operações. Imagens da guerra no terreno: colunas militares; viatura rebocando um obus de 8,8cm m/943-46; militar usando uma espingarda G-3 com um DILAGRAMA; autometralhadora Fox m/957; um bulldozer apropriando um itinerário; posição de morteiro de 81mm. Problemas com a idade dos Republic F-84 Thunderjet; referência ao impedimento da atuação dos Noth American F-86 Sabre fora da área da NATO; vista de Lockeed PV-2 Harpoon, Alloutte III, F-84 e de T-6 Harvard armados com metralhadoras, bombas e rockets. Operação aerotransportada em Al-III, um deles armado com canhão lateral de 20mm; tiro de obus de 14cm m/943 e de morteiros de 81mm; cobertura aérea por T-6; ataque terrestre a uma base inimiga; vista aérea de um quartel no mato, com pista de aterragem. Aparição do FIAT G-91 na Guiné, Moçambique e Angola, por esta ordem; referência a ser utilizado pelas Forças Aéreas da Itália, Alemanha e Grécia; o FIAT G-91 torna-se lendário em terras africanas. Imagens dos FIAT na Guiné, sobrevoando bolanhas e fazendo reconhecimento; imagens de missões; ataque com rockets. Elogio das qualidades de operação e manutenção. Aparecimento dos Mísseis Terra-Ar SA-7 Strela na Guiné; aviões abatidos e perda de um piloto. Imagens do 25 de Abril e da descolonização, apoio ao regresso de nacionais a Portugal; participação da FAP com C-54, DC-3 e Boeing 707 dos TAM; imagens da destruição dos aviões obsoletos deixados para trás. Os FIAT G-91 são colocados na BA 6, Montijo; esforço de requalificação para missões NATO, no TO europeu. Colocação de uma e esquadra na BA 4, Lages; missões de soberania, de patrulha marítima e controlo da ZEE. Participação nos Tiger Meet da NATO. Imagens de voo em formação a partir da BA 6; passagem pela Ponte 25 de Abril e estuário do Tejo. Apresentação do FIAT “75.000 horas de voo” com a inscrição dos pilotos que nele voaram e placa comemorativa.
Cota antiga
283
Idioma e escrita
legendas e locução em inglês
Características físicas e requisitos técnicos
Master
Existência e localização de originais
1 Betacam 90, som, cor, 32m49.
Existência e localização de cópias
Ficheiro digital matriz e derivado. Várias cópias em BTC, UMT e VHS.