A Guerra nos Media, por Diogo Pires Aurélio
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/ADN/IEEI/005/0063
Título
A Guerra nos Media, por Diogo Pires Aurélio
Datas de produção
2001-12-01
a
2001-12-31
Dimensão e suporte
5 pg. impressas
Âmbito e conteúdo
O papel dos órgãos de informação nos conflitos político-militares tem vindo a ser discutido desde a II Guerra Mundial. Orientando as opiniões e alimentando as motivações do público, os media tornam-se elementos decisivos nos estudos de estratégia um desafio para os responsáveis políticos. Daí a sua relevância na crise pós-11 de setembro, que inaugura alguns aspetos desta “frente mediática”, nomeadamente a simultaneidade dos acontecimentos e da circulação de informação; a utilização destes mesmos meios pelos adversários dos Estados Unidos; e a globalização da batalha de informação. É neste novo contexto comunicacional que o presente artigo analisa a atitude dos órgãos de informação portugueses ao assunto e de que forma esta terá revelado, por um lado, o escasso conhecimento do mundo islâmico e, por outro, o diminuto interesse pelos dados conjunturais e estruturais específicos à atual crise e que impedem a sua efetiva compreensão no interior do quadro geoestratégico tradicional.
Idioma e escrita
Português
Existência e localização de originais
Aurélio, Diogo Pires. A Guerra nos Media. Mundo em Português: Lisboa. IEEI. Nº 27 (2001).
Existência e localização de cópias
PT_ADN_IEEI_005_0063_A Guerra nos Media Diogo Pires Aurélio