Comissão Portuguesa de História Militar.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comissão Portuguesa de História Militar.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ADN/CPHM

Tipo de título

Formal

Título

Comissão Portuguesa de História Militar.

Datas de produção

1989-04-04     

Dimensão e suporte

Em tratamento arquivístico.

Entidade detentora

Arquivo da Defesa Nacional

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeComissão Portuguesa de História Militar. CPHM Produtor

História administrativa/biográfica/familiar

A Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) foi criada pela Portaria 247/89, de 4 de Abril, funcionado na direta dependência do ministro da Defesa Nacional, prestando serviços em prol da promoção da cultura e da história militar portuguesas. Para além do colégio de peritos que constitui na área científica da história militar, exerce também atividade administrativa de promoção da cultura portuguesa e de incremento da investigação histórica.Atualmente tem uma importante ação no reforço da relação com outras instituições ligadas à História Militar (públicas e privadas, militares e civis) através de protocolos e parcerias; publicação da Revista Portuguesa de História Militar; participação nos congressos internacionais de História Militar; apoio à publicação de obras sobre História Militar de Portugal; desenvolvimento de ações especificas em prol da educação dos mais jovens, promoção do Ciclo de Conferências Visões da Guerra e das Independências 1961-1975, o Prémio de Investigação Guerra de África 1961-1975, o Programa General Themudo Barata e as Conversas Prémio Defesa Nacional.

Funções, ocupações e atividades

De acordo com o decreto-lei 59/98 tem como atribuição primária o estudo e a divulgação da História Militar com plena autonomia científica. As principais atribuições no âmbito histórico-militar são: a promoção, o estímulo e a coordenação de investigação; a realização de encontros, seminários e conferências; o desenvolvimento de relações com a “Academia", no sentido de estimular o ensino desta temática; a representação internacional de Portugal, designadamente junto das restantes dezenas de Comissões Nacionais e da Comissão Internacional de História Militar; publicação e o patrocínio de estudos, obras bibliográficas e outros documentos e organizar, manter e disponibilizar publicamente bases de dados relativas a assuntos de história militar.

Mandatos/fontes de autoridade

Funciona na dependência do Ministro da Defesa Nacional e tem como divisa «Ver da gente forte o gesto e o modo» (verso 8.º, estrofe 58, Canto II, Os Lusíadas).

História custodial e arquivística

O arquivo da CPHM passou a fazer parte do acervo do ADN a partir de 2021. Atualmente desenvolvem-se ações de parceria com o tratamento arquivístico de coleções e séries relativas à atividade da Comissão.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O arquivo da CPHM foi transferido para o ADN em 2021, integrando o arquivo intermédio. No arquivo histórico, vão sendo criadas coleções e séries com valor histórico nomeadamente os ciclos de conferências, sessões-debate, concursos onde a CPHM organiza ou participa.

Âmbito e conteúdo

a temática deste fundo basea-se nas parcerias que a CPHM mantêm com outras entidades ligadas à História Militar, na participação nos congressos internacionais de História Militar, no desenvolvimento de ações especificas em prol da educação dos mais jovens, na promoção do Ciclo de Conferências Visões da Guerra e das Independências 1961-1975, ......no Prémio de Investigação Guerra de África 1961-1975, o Programa General Themudo Barata e as Conversas Prémio Defesa Nacional.

Sistema de organização

São organizadas séries de acordo com os eventos organizados pela CPHM, com ordenação cronológica.

Condições de acesso

Acesso on-line.

Idioma e escrita

Português e outros idiomas.

Instrumentos de pesquisa

Base de dados do ADN.